Pular para o conteúdo principal

O TRINCAR DA ROTINA

Publicado no Jornal Letras Santiaguenses mar/abr 2009

O rapaz entrou na lancheria e pediu um café com leite mais um pastel. Eram seis da manhã. Mais um dia normal, assim como os quatro que viriam antes do final de semana de descanso. O mesmo pastel de toda segunda, o mesmo café de toda terça. Na mesma lancheria de toda quarta. A mesma cadeira de toda quinta. O mesmo horário de toda sexta-feira.
É a rotina que nos consome e vez ou outra é expulsa por algum drama familiar, um acidente que congestiona a rua, um atraso para o trabalho depois da balada. E o cotidiano, o lugar-comum nos faz percorrer despercebidos com os olhos as mesmas coisas e nem as notar. Aí, num certo dia você passa a pé e percebe tantos detalhes que não consegue acreditar ser o mesmo local que percorre diariamente de carro na sua pressa de urbano, de homem compromissado, de pai dedicado e, cadê o outro estereótipo belo que nos faz encher orgulhosos a boca para declarar?, ah, de marido solícito e fiel.
E eis que numa dessas quebras de rotina, o pastel demora e a impaciência aumenta. Pois o leite já esfria e nada daquele fritar ter cabo. Percorre o lugar com os olhos e vê a mesma coisa de sempre. Um homem de avental branco, todo ensopado de suor entrincheirado armado de uma escumadeira e um prato lavado no óleo. Junto do rapaz se prostrava uma moça de uns vinte e poucos anos. O auge da juventude, da beleza. Regulando de idade com nosso protagonista, a jovem o olhou, ainda com a cara amarrotada de sono e sorriu. Bom dia!
E que bom dia! E que o pastel se aprontasse no raiar das 10 horas!
Mas como todo homem acanhado, respondeu rápido e tornou a olhar para a frente, como que entretido na arte do fritar de massas. E parecia que o vendeiro tinha uma enorme encomenda a preparar antes daquele mísero e único pastel que pedira. Pois demorava pacas. A moça dos braços morenos estava achegada, bem próxima. Seja por opção ou mesmo por falta, pois o lugar era extremamente pequeno. Apertado, mas muito limpo. Na certa, a higiene era o principal motivo daquela Barbie estar ali. E isso é o que o motivara até o momento. Até o momento. Tinha um sotaque de quem não era dali, o que se notava já na terceira palavra.
E como o mal que atinge a todos os encabulados não podia se desprender do jovem, atrapalhou-se com a cadeira e quase caiu. Apoiou os braços na mesa e deu um sorriso curto, daqueles sem-graça e fechou a cara. Olhou fixo para a frente, concentrado em qualquer coisa, para parecer sereno, pois não podia imitar um avestruz e meter a cabeça no chão. A garota achou graça naquilo e como toda mulher, entendeu o que se passava naquele recinto. Muito mais esperta e de pensamento mais apurado que o pobre encantado, riu-se por dentro ao percebê-lo seduzido por ela.
Assim, para dar uma pequena ajudinha aos deuses, puxou conversa sobre os triviais assuntos das barbearias, dos salões de beleza, das rodas de amigos que não são tão próximos assim: o tempo, faz chuva, faz sol, muito calor não?, como é duro trabalhar desde cedo e conciliar com os afazeres fora dele, e por aí tantos outros.
Veio um pastel, mais outro, ela pediu o seu desjejum e banquetearam com aquelas poucas comidas e muitas frases, recheadas de elogios, de risos contidos e olhares profundos que se cruzam e despem a alma.
É exagero dizer que se tornaram bons amigos naquela manhã. Mas ao findar duas semanas, com almoços no mesmo lugar, já poderiam, sim, o serem considerados. E a amizade entre homem e mulher que havia iniciado naquele dia rotineiro já com segundas intenções, foi tomando forma e nasceu uma paixão doce. Aquele amor que surge imprevisível, age inesperado e alegra por todas as suas ações.
Talvez a melhor mudança de rotina que alguém possa ter. Com certeza a melhor que tivera até então. Tudo isso devido ao pastel que demorara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Umbigos sujos

DEPOIS DE CORRENTES DE E-MAILS E COMUNICADES NO ORKUT ESCANCARAREM PÉROLAS DA REDAÇÃO DO ENEM que ferem brutalmente as normativas gramaticais vigentes (e que até hoje não sei se, realmente, aquelas frases são verdadeiramente das provas ou foi alguém que as inventou e o boato se disseminou), chegou a vez do Facebook. No espaço “no que você está pensando agora” o usuário compartilha seus pensamentos, faz propaganda de seus produtos, xinga o Governo, conta piadas e cita uma interminável relação de palavras e frases que os “ignorantes” teimam em repetir, erradamente. Para ilustrar, transcrevi um comentário pesado contra esse “assassinato gramatical”: “Campanha em favor do nosso português: 'desde' se escreve junto; 'menas' não existe; 'seje/esteje' – está errado; 'com certeza' – se escreve separado; 'de repente' se escreve separado; 'mais' – antônimo de menos; 'mas' – sinônimo de porém; 'a gente' – separado; 'agente'

A REUNIÃO DO CAPITÃO

_Bom dia, capitão! _Bom dia, sargento. Bom dia, tenente. O capitão recém chegava a sua sala, ao seu Posto de Comando. _O Sr. vai na formatura da Bateria? _Sim, cabo. Avisa o tenente que já estou indo. Só vou largar as minhas coisas no armário e já vou. _Mas já são 13h30min. O expediente já começou, capitão. _Cabo, avisa lá o tenente! Eu sei olhar as horas! Alguma dúvida? … _Mas, e cadê o pessoal, tenente? _Capitão, o Sr. demorou e liberei todos. _Tenente, eu não havia dito que era pra aguardar com o pessoal até eu chegar? _O senhor falou, capitão, mas já são 14 horas! _E daí? Reúna o pessoal agora. Tenho que falar com todos! … Tropa em forma: o tenente, os sargentos, cabos e soldados. _Tenente, o capitão vai demorar? Já são 15 horas e preciso sair à rua pra comprar tinta pras paredes da sala do Coronel. _Ouve só... Toque de reunião de Oficiais. _Sargento, aguarda com o pessoal aqui. Vou lá pra reunião. _Mas e o capitão, tenente? _Vai pra reu

UFANISMOS E BAIRRISMOS

Publicado no Jornal da Cidade Online em 25 Set 2011 BAIRRISMO. É UMA PALAVRA QUE TODO GAÚCHO SABE QUE LHE PERTENCE, MAS FAZ DE CONTA QUE DESCONHECE. Ilustra isso o fato de os moradores da Província de São Pedro creem que o mundo é um amontoado de terras em torno do Rio Grande. Comprovam a tese sites, piadas, músicas e muitas outras mentiras que contam os feitos heroicos dos antepassados dos pampas. Em contrapartida, um gaúcho mais desavisado poderia dizer “ah, mas somos os únicos que cantam o hino sul-rio-grandense, que amam de verdade essa terra. Somos os únicos que conservam as tradições, cevando mate, gineteando, usando bombacha, falando abagualado em gírias que precisa nascer aqui para conhecer, troteando a cavalo e levantando cedo para cuidar do gado”. Tudo ufanismo. Porque gaúchos tradicionalistas, de bota e bombacha, de acordo com o que manda o figurino, são poucos. O resto, no máximo, é o que se denomina “gauchão de apartamento”, que se descobre taura somente perto do 20