Pular para o conteúdo principal

DÊ-ME AO MENOS UMA CHANCE

Publicado no jornal Letras Santiaguenses Mai/Jun 2009
e no jornal Tribuna em 1º de agosto de 2009

Na Zero Hora de domingo, 19 de abril de 2009, especificamente na página 22, encontramos uma reportagem muito interessante. Fora anunciada na contracapa da seguinte maneira: “Patinho feio com voz de rouxinol”. É a história da escocesa Susan Boyle, uma mulher de 47 anos, desempregada e que divide sua morada com um gato. Susan cantou I dreamed a Dream, do musical Les Miserables, num show de calouros da Grã-Bretanha chamado Britain’s Got Talent, algo semelhante ao Ídolos do SBT ou o Fama da Rede Globo. O espanto e a natural repercussão vêm do fato de Susan não ser muito vaidosa, não vestir mini-saia e aparentar ser uma pessoa simples, sem nenhum talento aparente. E é nesse ponto que os três jurados do programa tiveram que mudar a sua perspectiva sobre o talento alheio.
Eu me pergunto incessantemente e não chego a resposta nenhuma: aonde ela estava até agora, ninguém a ouvira cantar antes? Como ninguém teve a sensibilidade de parar por alguns segundos para ouvir a sua voz, de prestar atenção ao seu sonho de ser cantora e dar-lhe um pouco de crédito? Vemos que até hoje estávamos perdendo um talento que foi resgatado pelo programa britânico e, principalmente, pela persistência de Susan.
E se esse talento lhe é inato, se ela já cantava magistralmente desde a sua adolescência e ninguém prestara atenção na escola onde estudava? Por favor, que eu descubra depois que ela não frequentou os bancos escolares, que é um bicho-do-mato que nunca conversou com ninguém nem jamais teve a audácia de mostrar a qualquer outro ser a pianíssima voz. Como futuro educador que sou, sentir-me-ia bastante desacreditado com a instituição que pretendo trabalhar até o fim dos meus dias, auxiliando crianças, jovens e adultos a trilharem seus próprios caminhos, fornecendo-lhes meios para que aprendam na escola tudo o que puderem para ter mais sucesso na vida do “além-escola”. É, talvez haja muita utopia na minha cabeça. Devo ser um sonhador, alguém que ainda acredita que Papai Noel desce pela chaminé todo 24 de dezembro e que o desenvolvimento social passa, inicialmente, pela escola.
Não precisamos que um drama familiar ocorra para sensibilizarmo-nos e, a partir de então, olhar para os outros de maneira mais atenciosa. Não necessitamos ser um Mr. Holland, de Adorável Professor. Nem sofrer igual a ele. No filme, Holland é um professor de música apaixonado por trompetes, saxofones e pianos. Em determinada parte do drama, descobre que seu filho recém-nascido é surdo e que não poderá seguir os seus passos na música. Um grande baque para ele. E uma enorme lição de vida que o fez sensibilizar-se mais com seus alunos, tornou-o mais compreensivo. Quem sabe se Susan tivesse estudado com o Sr. Holland, o brilhantismo de sua voz tivesse sido descoberto antes?
Pois o professor tem papel importante na educação de um jovem, na formação do caráter. Ou melhor, importantíssimo papel. Um professor, ao ficar à frente de 20, 30, 40 crianças, passa a participar de um complexo conjunto de relações sociais com seus educandos. Como há adolescentes com famílias bem estruturadas, há aqueles que encontram na escola um local menos desagradável que suas casas.
O professor ocupa lugar de destaque numa sala de aula. Os personagens principais são os alunos, indubitavelmente. Mas andarão sem rumo se o regente da orquestra escolar não realizar suas atribuições. Um educador pode ajudar a transformar a vida de uma criança. Mas pode destruí-la, se diminuí-la ou fizer-lhe crer que não possui capacidade de vencer na vida. E pode, pior que isso tudo, ser indiferente àquele serzinho com sede de carinho, com ânsia de compreensão, desejoso por mostrar ao “profe” os seus dons. Porque a indiferença é um dos piores sentimentos. O descaso inferioriza, banaliza e, por vezes, abafa qualquer sonho.
A reportagem termina com declaração de Susan após a sua apresentação no programa: “Eu já esperava que as pessoas se mostrassem um pouco céticas, mas decidi vencê-las pelas beiradas. Eu nunca havia tido uma chance”. Seja a escola, os familiares, amigos ou o professor, alguém precisa encontrar os prodígios que estão por aí, esperando um empurrãzinho para desencantar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Umbigos sujos

DEPOIS DE CORRENTES DE E-MAILS E COMUNICADES NO ORKUT ESCANCARAREM PÉROLAS DA REDAÇÃO DO ENEM que ferem brutalmente as normativas gramaticais vigentes (e que até hoje não sei se, realmente, aquelas frases são verdadeiramente das provas ou foi alguém que as inventou e o boato se disseminou), chegou a vez do Facebook. No espaço “no que você está pensando agora” o usuário compartilha seus pensamentos, faz propaganda de seus produtos, xinga o Governo, conta piadas e cita uma interminável relação de palavras e frases que os “ignorantes” teimam em repetir, erradamente. Para ilustrar, transcrevi um comentário pesado contra esse “assassinato gramatical”: “Campanha em favor do nosso português: 'desde' se escreve junto; 'menas' não existe; 'seje/esteje' – está errado; 'com certeza' – se escreve separado; 'de repente' se escreve separado; 'mais' – antônimo de menos; 'mas' – sinônimo de porém; 'a gente' – separado; 'agente'

A REUNIÃO DO CAPITÃO

_Bom dia, capitão! _Bom dia, sargento. Bom dia, tenente. O capitão recém chegava a sua sala, ao seu Posto de Comando. _O Sr. vai na formatura da Bateria? _Sim, cabo. Avisa o tenente que já estou indo. Só vou largar as minhas coisas no armário e já vou. _Mas já são 13h30min. O expediente já começou, capitão. _Cabo, avisa lá o tenente! Eu sei olhar as horas! Alguma dúvida? … _Mas, e cadê o pessoal, tenente? _Capitão, o Sr. demorou e liberei todos. _Tenente, eu não havia dito que era pra aguardar com o pessoal até eu chegar? _O senhor falou, capitão, mas já são 14 horas! _E daí? Reúna o pessoal agora. Tenho que falar com todos! … Tropa em forma: o tenente, os sargentos, cabos e soldados. _Tenente, o capitão vai demorar? Já são 15 horas e preciso sair à rua pra comprar tinta pras paredes da sala do Coronel. _Ouve só... Toque de reunião de Oficiais. _Sargento, aguarda com o pessoal aqui. Vou lá pra reunião. _Mas e o capitão, tenente? _Vai pra reu

UFANISMOS E BAIRRISMOS

Publicado no Jornal da Cidade Online em 25 Set 2011 BAIRRISMO. É UMA PALAVRA QUE TODO GAÚCHO SABE QUE LHE PERTENCE, MAS FAZ DE CONTA QUE DESCONHECE. Ilustra isso o fato de os moradores da Província de São Pedro creem que o mundo é um amontoado de terras em torno do Rio Grande. Comprovam a tese sites, piadas, músicas e muitas outras mentiras que contam os feitos heroicos dos antepassados dos pampas. Em contrapartida, um gaúcho mais desavisado poderia dizer “ah, mas somos os únicos que cantam o hino sul-rio-grandense, que amam de verdade essa terra. Somos os únicos que conservam as tradições, cevando mate, gineteando, usando bombacha, falando abagualado em gírias que precisa nascer aqui para conhecer, troteando a cavalo e levantando cedo para cuidar do gado”. Tudo ufanismo. Porque gaúchos tradicionalistas, de bota e bombacha, de acordo com o que manda o figurino, são poucos. O resto, no máximo, é o que se denomina “gauchão de apartamento”, que se descobre taura somente perto do 20